Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Musicalização Infantil


Por: Selma Regina Petroni

O objetivo geral de um Curso de Musicalização Infantil é desenvolver na criança o prazer de ouvir e fazer música. E, também, é um poderoso instrumento que desenvolve, na criança, além da sensibilidade à música, qualidades como: a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo.

Antes mesmo de nascer, ainda no útero materno, a criança já toma contato com um dos elementos fundamentais da música - o rítmo -, através das vibrações e pulsações do coração de sua mãe.

Ao nascer, a criança entra em contato com o universo sonoro que a cerca: sons produzidos pelos seres vivos e pelos objetos. Sua relação com a música é imediata, seja através do acalanto da mãe ou dos aparelhos sonoros de sua casa.

Antes ainda de começar a falar, podemos ver o bebê cantar, gorjear, experimentando os sons que podem ser produzidos com a boca. Logo que se percebe sentado ou mantendo-se em pé, o ritmo de uma música o leva a acompanhar com o corpo os movimentos cadenciados. E, é a partir dessa relação entre o gesto e o som que a criança, ouvindo, cantando, imitando, dançando, constrói seu conhecimento sobre música.

Musicalizar a criança nada mais é do que despertar a expressão espontânea, sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e ir organizando as informações pouco a pouco. Brincar é, indiscutivelmente, a maior atração para a criançada. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai ao encontro de seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas sentir.

É vivenciando, som e ritmo através de jogos e brincadeiras, que o aprendizado musical chega, hoje, às crianças em grande parte das escolas. Foi-se o tempo em que uma aula de música era um tormento, onde os símbolos musicais apareciam como estranhos desenhos e nada representavam para a criança.

Musicalizar brincando é uma moderna maneira de ensinar música para as crianças do novo milênio, que têm à sua disposição jogos interativos e interessantes que também estarão sendo utilizados de forma prazerosa e consistente no próprio processo. (...)


Em todas as escolas que a Laura estudo ela teve contato com musicas e instrumentos musicais. Este incentivo, foi uma pouco maior por parte da família do meu marido. Quase todos dominam algum instrumento musical... Hoje, ela faz aulas de música e a professora, de maneira muito lúdica, está inserindo conceitos de teoria musical e experimentando instrumentos de sopro, cordas e percussão. A partir do segundo semestre deste ano ela passará a praticar o instrumento que escolher. Qual será?