Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Maria Fumaça

Um passeio bem gostoso de se fazer com os pequenos é o trajeto de trem Maria Fumaça de Jaguariúna a Campinas (SP). A gente vive um pouco de história, mostra para eles um pouco do cotidiano de antigamente, vê paisagens bonitas e se diverte.

Existem dois trajetos (ida e volta) com parada em Tanquinho (SP). Recomendamos fazer o mais curto com os pequenos. Em fevereiro, fizemos o de Jaguariúna até Tanquinho. Durou uma hora e 30 minutos e foi bem legal.

O "cobrador" segue dando explicações dos pontos pelos quais a composição de dois vagões de passageiros, um vagão de lanches (tem salgadinhos chipps e refrigerante para vender) e a locomotiva vão passando. E, ainda, brinca com as crianças.

Na estação de Jaguariúna tem um museu sobre toda a história de ferrovia, uma composição parada para explorar e tirar muitas fotos e restaurantes. Para mais informações, você pode acessar: http://www.mariafumacacampinas.com.br/

 O único cuidado que se deve tomar é quanto às fagulhas que entram pela janela de vez em quando... afinal, é uma máquina à vapor, movida pela queima de lenha (daí a fumaça e as fagulhas). No mais, é muito bonito e tranquilo... Fica a dica ;o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário